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IWA 14-1: 2013 significa uma norma de teste de impacto que detalha um sistema de classificação do desempenho das barreiras de segurança do veículo sujeitas a um único impacto horizontal.

IWA 14-1: 2013 é baseado em elementos de dois outros principais padrões de teste de impacto, PAS 68 e ASTM. Este é o padrão mais comum que você encontrará para postes de amarração, postes de amarração e barreiras HVM para proteção contra veículos hostis. IWA 14-1: 2013 foi projetado para ser considerado o "padrão global para testes de impacto" com contribuições do National Infrastructure Protection Center, do British Standards Institute, do Departamento de Estado dos EUA e outros.

O guia fornecerá um exemplo rápido e fácil de classificação de produto com uma explicação de cada seção para que você possa interpretar facilmente o código de classificação no futuro.

 

Bloqueadores de estrada TISO e cabeços que foram testados para IWA 14-1: 2013

 

 

 

Então, vamos saber mais sobre o padrão IWA 14-1: 2013

IWA significa International Workshop Agreement e é supervisionado pela International Organization for Standardization (ISO).

Ao contrário da maioria dos documentos controlados pela ISO, IWA 14-1: 2013 foi desenvolvido fora do sistema de comitê usual. Isso permitiu que os principais participantes do setor negociassem em um ambiente de trabalho aberto, o que lhes permitiu moldar o padrão IWA. Se você estiver vendo o código dos números e letras que criam a classificação do Teste de Impacto IWA de 14 pela primeira vez, isso realmente não faz muito sentido, mas depois que você entende o que cada seção significa, torna-se mais simples.

Para aqueles que estão familiarizados com o PAS 68 ou leram nosso manual sobre esta Especificação de Teste de Impacto Britânico (às vezes chamada de padrão), este código será familiar para vocês. No entanto, existem algumas diferenças importantes.

A melhor maneira de explicar a classificação IWA 14 é dividi-la passo a passo. Para isso, usaremos uma série de três cabeços fixos anti-ram RB345-09-S como exemplo.

 

V/7200[N2B]/80/90:0.7
V 7200 [N2B] 80 90 0.7
Método de teste
(Veículo)
Tipo de máquina Velocidade de
veículo
Impacto
ângulo
Penetração
Peso de
veículo
Classe do veículo

 

Explicação detalhada de cada componente da classificação

Método de teste V/7200[N2B]/80/90:0.7 Tal como acontece com o PAS 68, a classificação IWA 14 começa com o tipo de teste realizado. Neste caso, foi um teste de veículo. Isso significa que um carro real bateu em um bloqueador para certificação do produto.
A diferença entre o IWA 14-1 e o PAS 68 é que o teste do veículo é o único método usado, enquanto o PAS 68 também permite testes de pêndulo e simulação.
Tipo de máquina V/7200 [N2B]/80/90:0.7 Tal como acontece com o PAS 68, a classificação IWA 14 começa com o tipo de teste realizado. Neste caso, foi um teste de veículo. Isso significa que um carro real bateu em um bloqueador para certificação do produto.
A diferença entre o IWA 14-1 e o PAS 68 é que o teste do veículo é o único método usado, enquanto o PAS 68 também permite testes de pêndulo e simulação.
Teste de velocidade V / 7200 [N2B] /80/ 90: 0.7 Em seguida, você tem uma velocidade de teste, que indica a velocidade em quilômetros por hora (km / h) que o veículo estava viajando para o teste.
Para o IWA 14, a velocidade de impacto pode variar de 16 a 112 km / h, embora as velocidades mais comuns sejam 32 km / h (20 mph), 48 km / h (30 mph), 64 km / h (40 mph) . h) e 80 km / h (50 mph).
Em nosso exemplo, os cabeços de amarração fixos anti-ram, como você pode ver, foram testados a 80 km / h (50 mph).

Você pode estar se perguntando - como posso saber qual produto classificado é o certo para mim? Em nossa opinião, na maioria dos casos, a classificação do produto que você está procurando será determinada por meio de uma "avaliação dinâmica do veículo".
Essas avaliações geralmente são realizadas por um consultor de contraterrorismo ou consultor de segurança certificado. O VDA ajudará a identificar a ameaça do veículo e definir a velocidade máxima de ataque.
Ângulo de impacto V / 7200 [N2B] / 80 /90: 0.7 Além disso, você tem o ângulo em que o veículo atinge o produto, geralmente 90 °, mas às vezes você vê 30 ° e 45 °. Certificados de teste de 30 ° e 45 ° às vezes são solicitados ao instalar produtos em cenários de baixo ângulo de ataque, como teste de plataforma de ponte ou cerca.
Você também precisa ter cuidado, pois alguns produtos são direcionais e podem funcionar a 45 °, mas não a 225 °.
Penetração V / 7200 [N2B] / 80/90:0.7 O gráfico de profundidade de penetração mostra o quanto, em metros, a carga dos veículos cruzou a linha de base do VSB. A linha de base é o ponto a partir do qual a penetração do veículo é medida. Para IWA 14, é a parte frontal do produto.
Esta é outra diferença entre o IWA 14 e o PAS 68, onde a penetração é medida pela distância que a carga viajou além da superfície posterior do produto.

Nosso exemplo mostra uma penetração de apenas 0.7 metros. O nível de penetração considerado aceitável pode variar dependendo da linha do perímetro em relação à área que você deseja proteger.

 

Teste de classificações de veículos - ilustração

carro da classe m1
Car
Peso: 1500 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph / 96 kph / 112 kph
Classe: M1
veículo de táxi diurno da classe n2b
Veículo de táxi diurno
Peso: 7200 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph
Classe: N2B
Caminhonete 4x4 da classe n1g
Caminhonete 4x4
Peso: 2500 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph / 96 kph / 112 kph
Classe: N1G
veículo de táxi diurno da classe n3c
Veículo de táxi diurno
Peso: 7200 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph
Classe: N3C
veículo de táxi diurno da classe n1
Veículo de táxi diurno
Peso: 3500 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph / 96 kph
Classe: N1
veículo de táxi diurno da classe n3d
Veículo de táxi diurno
Peso: 12000 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph
Classe: N3D
carro da classe n2a
Veículo de táxi diurno
Peso: 7200 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph
Classe: N2A
veículo de táxi diurno da classe n3f
Veículo de táxi diurno
Peso: 24000 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph
Classe: N3F
   
carro da classe m1
Veículo de táxi diurno
Peso: 30000 kg
Velocidade:
16 kph / 32 kph / 48 kph /
64 kph / 80 kph
Classe: N3F

 

Medição de penetração

O ponto de referência VSB é a face frontal do VSB.
O padrão IWA rastreia os detritos voadores da frente do bloqueador (linha azul). Este é um dos parâmetros que diferenciam o IWA dos demais padrões (teste PAS, por exemplo). A linha vermelha marca o ponto a partir do qual é considerado ponto zero ao medir o nível de penetração de grandes detritos.

 

gráfico do bloqueador de estrada
gráfico

PAS68: 2013 e ASTM F2656
IWA 14-1: 2013

 

IWA 14-1: 2013 VS PAS68 VS ASTM: diferente de outros padrões

A classificação IWA 14-1: 2013 não inclui a dispersão de detritos. A medição da principal dispersão de detritos mostrou que, após o impacto, detritos pesando mais de 25 kg penetraram mais longe.

Isso faz parte da classificação PAS 68 para ajudar os engenheiros de segurança a visualizar o teste. No entanto, isso causou alguma confusão no passado e, portanto, foi removido do padrão IWA 14.

De acordo com a ASTM, os produtos devem ser instalados em solo compactado frouxamente coeso, enquanto o PAS 68 não especifica o tipo de solo para produtos testados em condições adequadas para uso. O IWA 14, por outro lado, permite testes tanto no solo quanto no local.

 

Outros padrões

Agora que você está familiarizado com o IWA 14-1: 2013, pode memorizar mais sobre outros padrões de teste de impacto que você pode encontrar. Dois outros padrões principais que você encontrará são PAS 68 e ASTM. PAS 68, que tem muito em comum com IWA 14-1: 2013, é uma especificação de teste britânica para reduzir o perigo de veículos hostis e é totalmente explicado em nosso guia detalhado.

ASTM F2656 / F2656M é o padrão dos EUA para produtos de segurança para testes de colisão. A American Society for Testing Materials desempenha o mesmo papel que a BSI. Você também pode chegar através do DOS (Departamento de Estado), que é um padrão antigo dos EUA que atualmente foi substituído pelo ASTM. Veremos esse padrão em um guia futuro.

O padrão mais recente que você também pode descobrir é o CWA, que é um acordo europeu que combina os elementos do PAS 68 e PAS 68. O PAS 68 é uma especificação para a instalação exata de produtos com certificação de impacto.

 

Tabela de resumo de todos os postes de amarração e bloqueadores de estrada certificados

Tipo HVM Modelo Padrão* Avaliação de desempenho Veículo
Rapidez,
(kph)
Veículo
massa,
(Kg)
Penetração,
(M)
Força de impacto,
(Kg)
Poste de amarração automático (hidráulico) RB348 ASTM F2656-07 M30, P1 (-1,2m) 50 6 800 -1.2 679.9
Poste de amarração automático (hidráulico) RB342 ASTM F2656-07 M50, P1 (-0,6m) 80 6 800 -0.6 1 845.0
Poste de amarração removível RB343-68 ASTM F2656 / F2656M-15 IWA 14-1: 2013 80 7 200 3.8 1 841.0
M50, P2 (3,8m) Bollard V/7200 [N2B]/80/90:4.1 80 7 200 4.1
Postes de amarração fixos (conjunto de postes de amarração triplo) RB345-09-S ASTM F2656 / F2656M-20 C750, P1 (0,7m) 80 7 200 0.7 1 789.0
IWA 14-1: 2013 Bollard V/7200[N2B]/80/90:0.7 80 7 200 0.7
Bloqueador de estradas automático (hidráulico) | Série Cyclope RB320-02 ASTM F2656 / F2656M-15 C740, P1 (-1,7m) 64 7 200 -1.7 1 181.0
IWA 14-1: 2013 Blocker V/7200 [N2B]/64/90:-0,2 64 7 200 -0.2
Bloqueador de estradas automático (hidráulico) | Speedbump series RB359-04 ASTM F2656 / F2656M-15 M30, P1 (-0,7m) 48 7 200 -0.7 664.0
IWA 14-1: 2013 Blocker V/7200 [N2B]/48/90:-0,3 48 7 200 0.3
Bloqueador de estradas móvel automático (hidráulico) | Speedbump series RB358-08 ASTM F2656 / F2656M-18a M30, P2 (4,66m) 48 7 200 4.6 673.0
IWA 14-1: 2013 Blocker V/7200(N2B)/48/90:5,3 48 7 200 5.3
Bloqueador de estrada automático (hidráulico) RB313 ASTM F 2656-07 M30, P1 (-2,1m) 50 6 800 -2.1 656.0
Bloqueador de estrada automático (hidráulico) RB333 ASTM F 2656-07 M50, P1 (-2,4m) 80 6 800 -2.4 1 843.5
Bloqueador de estrada automático (hidráulico) RB313-01 PAS 68: 2013 Blocker V/7500[N2]/48/90:-1.9/0.0 48 7 500 -1.9 689.3
IWA 14-1: 2013 Blocker V/7200[N2A]/48/90:-0.7 48 7 500 -1.7
Bloqueador de estrada automático (hidráulico) RB323-01 PAS 68: 2013 Blocker V/7500[N3]/64/90:-1.5/0.0 64 7 500 -1.5 1 139.0
Bloqueador de estrada automático (hidráulico) RB333-01 PAS 68: 2013 Blocker V/7500[N3]/80/90:-1.0/24.1 80 7 500 -1.0 1 868.0
IWA 14-1: 2013 Blocker V/7200[N3C]/80/90:-0.1 80 7 500 -0.1




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  • 14 Promyslova str., 02088, Kiev, Ucrânia
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